Instagram Marketing para Empresas

O Instagram pode ajudá-lo a aumentar a exposição da sua empresa exponencialmente

O Instagram é uma plataforma visual com 1001 possibilidades, permitindo que marcas criem um vínculo real com sua comunidade e desenvolvam uma nova forma de marketing. Julie Pellet, Líder de Desenvolvimento de Marca para o Sul da Europa no Instagram, explica todas as suas potencialidades.

Qual o interesse de uma jovem start-up em se comunicar no Instagram?

Antes de tudo, devo dizer que eu trabalho muito com startups e é um assunto que me fascina! Instagram é uma plataforma de descoberta, as pessoas vêm se inspirar … Isso é bom, uma vez que as startups apresentam produtos que ainda não são conhecidos pelo público em geral. Instagram representa uma oportunidade real para que essas startups sejam descobertas. A metade de nossos usuários já está conectada a pelo menos uma marca e 60% dizem que já descobriram um produto ou serviço através do Instagram.

Quando não se está no nicho da moda ou da beleza, como torná-lo visual?

Instagram é uma plataforma 100% visual e móvel baseada apenas em fotos e vídeos, de modo que uma marca deve desenvolver uma forte identidade visual para se destacar e se envolver com a comunidade. No mundo da moda e da beleza, é claro que está no centro de sua estratégia, mas aqui estão três dicas que podem ser dadas a todas as startups.

Primeiro, seja autêntico. Quando você é iniciante, você tem a liberdade de contar sua história: destacar seu processo de fabricação, encenar os membros de sua equipe para humanizar sua marca … É sobre ir muito além do que apenas apresentar o produto acabado. Este é o caso da marca Cheerz que apresenta sua equipe todas as sextas-feiras.

A segunda coisa é a consistência das postagens. Quando alguém se conecta com uma marca, não tem escolha senão ir diretamente à conta da marca. Assim, ela visualiza todas as mensagens de uma só vez, e isso é o que irá envolver ou não se inscrever. Esta coerência pode resultar em uma paleta de cores, um tema ou encenação de seu produto como faz, por exemplo, a marca Chocolate French.

Finalmente, é importante pensar também no vídeo. Nosso último estudo de junho mostra que nos últimos 6 meses, o tempo gasto com vídeos no Instagram aumentou 150% nos Estados Unidos e 40% no mundo! O Instagram desenvolveu aplicativos como o Hyperlapse ou o Boomerang que podem criar conteúdo de vídeo de uma maneira diferente. Hoje, existem outras soluções que as produções de vídeos de alto orçamento para contar e compartilhar sua história.

O que os usuários esperam da comunicação de uma marca no Instagram?

Temos uma longa história de como os usuários interagem com as marcas, e vimos que quando, por exemplo, um produto encenado atrai para eles, eles comentarão diretamente onde pode ser comprado, ou acesse a conta da marca para clicar no link para o site comercial da marca.

As marcas trazem valor para nossos usuários e são membros cheios da comunidade. E essa comunidade é apaixonada, criativa e produz conteúdo inspirador. Isso é o que eles também esperam das marcas. Eles querem se inspirar, entender por que um produto / serviço é único, para ver o que está acontecendo nos bastidores. Eles querem mais do que uma mensagem de publicidade clássica, o que não significa que não os envolverá e não levará a um ato de compra.

Qual é a diferença entre o Instagram e as outras redes sociais ?

É realmente a comunidade que nos separa, é comprometida, criativa e apaixonada. O Instagram nos dá a oportunidade de se tornarem criadores de conteúdo e expressar visualmente nossa visão de mundo, nossas emoções e o que nos faz marcar. Nossos usuários de 500M se conectam com pessoas que compartilham as mesmas paixões que eles. Além disso, quase 50% do conteúdo que aparece no feed de notícias de um usuário está relacionado aos seus interesses. A comunidade também é encontrada na vida “real”. A própria comunidade organiza, por exemplo, o Instameet para que as pessoas conectadas no Instagram possam se encontrar uma tarde e compartilhar um momento juntos tirando fotos. Observamos também que as pessoas conhecidas pelo público em geral são muito ativas no Instagram.